domingo, 15 de maio de 2011

Melhores Momentos (e muitos recordes...) !



Uma temporada de exigência máxima, com a equipa a apresentar sempre um rendimento altíssimo na Liga Europa e na Taça de Portugal, competições que irá jogar as finais na próxima semana, nem isso impediu o FC Porto de abrandar o ritmo no campeonato e conseguir a façanha de ser campeão sem derrotas e com 21 pontos sobre o segundo classificado, a maior vantagem de sempre na história dos campeonatos.

1) O F.C. Porto venceu esta noite o Marítimo por 2-0 e tornou-se a segunda equipa na história da Liga portuguesa a conquistar o campeonato sem perder qualquer jogo. FC Porto de André Villas Boas igualou Benficas de Jimmy Hagan (1972/73) e de John Mortimore (1977/78). Sem derrotas ao fim de 30 jogos de campeonato, é obra.

2) O FC Porto acaba a temporada com 21 pontos de avanço sobre o Benfica, 2.º classificado. Quer dizer, grosso modo, que os 63 pontos que os encarnados somaram no final das 30 jornadas tinham os portistas à 23.ª. É a maior vantagem de todos os tempos.

3) Há 72 anos que o FC Porto não terminava o campeonato com jogadores nas duas primeiras posições da lista de melhores marcadores. Hulk e Falcao igualam a marca alcançada por Costuras e Carlos Nunes, na época 1938/39.

4) Repetiu uma marca de sete décadas, 39 jogos a marcar na Liga.
É mesmo preciso ir à primeira metade do século passado, ao período da II Guerra Mundial, para encontrar o máximo histórico em questão no seu clube, 39 jogos sempre a marcar no campeonato. Olhando lá para o fundo do fundo da história dos campeonatos em Portugal, essa busca no sótão mostra-nos, então, que na história dos campeonatos, o melhor que o dragão (não era dragão nesses tempos) fez foram 39 encontros a marcar sempre na liga interna principal, proeza envolvendo três nomes de peso - Mihaily Siska, Lippo Herczka, Joseph Szabo - e um lapso temporal de 525 dias.

5) No campeonato registou o melhor ataque e a melhor defesa. O FC Porto foi, também, a única equipa a marcar golos em todos os jogos do campeonato e a derrotar todas as equipas.

6) Villas-Boas é o terceiro mais jovem campeão por escassos dias. Villas-Boas venceu o clássico de domingo e estabeleceu um registo difícil de igualar: tornou-se campeão com 33 anos. O treinador do F.C. Porto não garantiu porém o primeiro lugar entre os campeões mais jovens do futebol português. Essa distinção continua a pertencer a Mihaly Siska.

7) Com a presença na final da Liga Europa, André Villas-Boas começa a espreitar um novo recorde. O líder do plantel do F.C. Porto pode tornar-se o mais jovem técnico a vencer uma competição europeia (Taça/Liga dos Campeões, Taça UEFA/Liga Europa ou Taça das Taças) se derrotar o Sp. Braga, em Dublin. O português é já o terceiro finalista mais jovem de sempre.

8) O Porto goleou o Benfica no Estádio do Dragão por 5-0. Falcao e Hulk, ambos com dois golos, e Varela, foram os autores nesta noite de sonho para André Villas-Boas. Nunca antes a formação azul e branca tinha derrotado as "águias" por 5-0.

9) O FC Porto venceu pela primeira vez um jogo para a Taça de Portugal de futebol no terreno do Benfica em eliminatórias a duas "mãos" e conseguiu uma reviravolta inédita, depois de perder em casa. Foi a primeira vez que os Dragões inverteram uma eliminatória na Luz.

10) Com o fantástico póquer alcançado frente ao Villarreal, Radamel Falcão tornou-se o melhor marcador de sempre do FC Porto nas competições europeias. El Tigre soma agora 20 tentos, mais um que a dupla Fernando Gomes/Mário Jardel.

11) Aliás, o atacante portista é mesmo o melhor marcador de sempre da prova, em apenas uma edição. O sul-americano ultrapassou Oscar Cardozo, que apontou 10 em 2009/10 e leva 4 na actual.

12) Outro recorde diz respeito aos golos sofridos pelo FC Porto, na qualidade de visitante. Alguém, por acaso, já reparou que, nos jogos até agora disputados para o Campeonato, fora do Dragão, o FC Porto apenas sofreu cinco?

13) O FC Porto sofreu apenas 16 golos na caminhada para o título. O ataque foi decisivo na conquista do título português de futebol por parte do FC Porto, mas a sua estrutura defensiva foi igualmente crucial na campanha praticamente imaculada dos novos campeões. Esta época, o Benfica, segundo classificado, sofreu 31 golos. A difrença já é "alguma" coisa.

14) Em 30 jornadas, o FC Porto conseguiu manter as suas redes invioladas em 19 ocasiões e apenas em quatro jogos sofreu mais do que um golo.

15)Hulk e Falcao apontaram 53,4 por cento dos golos portistas.

16) Hulk é o mais caro da história: Porto gasta 19 milhões.

17) Também foi a primeira vez que o Porto ganhou três vezes consecutivas a Taça de Portugal.

18)A época 2010/2011 marcou o ano em que o FC Porto ultrapassou o SL Benfica e se tornou no clube com mais troféus oficiais de Portugal.

19) Ao longo da sua caminhada europeia, o Porto eliminou adversários de peso como o Villarreal CF, chegando a golear os espanhóis por 5-1, numa partida memorável em que esteve a perder por 0-1 ao intervalo.

20) Durante toda a temporada o FC Porto apenas foi derrotado apenas 4 vezes.

21)O Porto terminou o campeonato sem derrotas, apenas cedendo três empates contra equipas diferentes, batendo, assim, todos os seus adversários no campeonato.

E muito mais...

Marta Marinho

Sem comentários:

Enviar um comentário